CÂMARA APROVA PRAZO DE VALIDADE UNIFICADO DE 120 DIAS PARA CERTIDÕES FEDERAIS

14 de novembro de 2017
Exibir Tudo

CÂMARA APROVA PRAZO DE VALIDADE UNIFICADO DE 120 DIAS PARA CERTIDÕES FEDERAIS

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei (PL) 712/11, que prevê prazo de validade unificado de 120 dias para certidões emitidas por órgãos federais. O projeto segue diretamente para o Senado, caso não haja recurso para análise pelo Plenário.

O prazo valerá para:

– o Certificado de Regularidade do FGTS, emitido pela Caixa Econômica Federal;

– a Certidão Negativa de Débito, emitida pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS);

– a Certidão Negativa de Inscrição da Dívida Ativa da União, emitida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional;

– e a Certidão Negativa de Débitos de Tributos e Contribuições Federais, emitida pela Secretaria da Receita Federal.

O projeto original, do deputado Jorge Côrte Real (PTB-PE), fixava em 180 dias o prazo de validade dessas certidões, mas esse prazo foi alterado durante a tramitação da proposta na Casa.

O parecer do relator na CCJ, deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), foi pela constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa do projeto, na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público e da subemenda da Comissão de Finanças e Tributação, com subemenda aperfeiçoando a técnica legislativa.

Atualmente, o Certificado de Regularidade do FGTS é válido por 30 dias. Já a Certidão Negativa de Débito vale 60 dias. A Certidão Negativa de Inscrição da Dívida Ativa da União e a Certidão Negativa de Débitos de Tributos, por sua vez, têm validade de 180 dias.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA: PL-712/2011.

Fonte: Agência Câmara Notícias.